quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Demanda por petróleo vai crescer menos, diz a AIE; China puxa o carvão



Por Agências internacionais

A Agência Internacional de Energia (AIE) reduziu sua previsão para o crescimento da demanda por petróleo em 2012 devido à piora no cenário da economia global e à manutenção dos preços elevados da commodity. Já a demanda por carvão deve ter um aumento impulsionado pela China.

Apesar da desaceleração no consumo, que deve se manter nos próximos cinco anos, a demanda por petróleo continuará robusta. Nas estimativas da agência, a demanda terá uma alta média de 1,2%, ou 1,1 milhão de barris/dia, puxada pelos países emergentes.

A AIE prevê que no ano que vem a demanda média será de 90,3 milhões de barris/dia - cerca de 200 mil barris a menos do que o estimado há apenas um mês. A agência calcula que em 2016 a demanda global por petróleo estará em 95 milhões de barris/dia. Em 2010, a média de consumo registrada foi de 88,3 milhões de barris/dia. Em 2011, deve chegar a 89 milhões.

"A demanda global estrutural está cerca de 300 mil barris/dia menor do que acreditávamos no meio do ano, principalmente na OCDE [países ricos], de modo que, sim, um desempenho econômico mais fraco certamente está alimentando isso e puxando para baixo a demanda", disse David Fyfe, que elaborou o relatório da AIE.

Nos últimos dois anos, os países produtores de petróleo estão trabalhando com uma margem excedente pequena. Esse panorama pode melhorar nos próximos cinco anos, com a recuperação da capacidade de extração de Líbia e Iraque e também com a alta da produção americana de óleo de xisto.

Já a demanda global por carvão deve crescer 2,8% ao ano até 2016, atingindo um total de 6,18 bilhões de toneladas. Segundo a AIE, a China responderá por 63% do aumento, compensando o fraco consumo nos 34 países da OCDE. "A demanda continuará crescendo no período, mas o ritmo de expansão diminuirá. A China, em termos absolutos, e a Índia, em termos relativos, liderarão o crescimento."

Uma consequência, segundo a AIE, é que as emissões de dióxido de carbono relacionadas com a queima de carvão atingirão níveis recordes. "Apesar de tudo o que se fala sobre remover o carbono do sistema energético, a AIE prevê um crescimento médio na demanda por carvão de 600 mil toneladas diárias pelos próximos cinco anos", disse Maria van der Hoeven, diretora-executiva da agência. "Os formuladores de políticas públicas precisam estar cientes disso na hora de preparar estratégias para aprimorar a segurança energética e combater a mudança climática."

Nenhum comentário:

Postar um comentário