quarta-feira, 7 de março de 2012

Exportação em queda comprime euro



Por Dow Jones Newswires

A zona do euro apresentou no quarto trimestre de 2011 a primeira queda de suas exportações em dois anos e meio, de 0,4%, um sinal do impacto da crise de dívida na região sobre a economia real. O desempenho foi incluído na segunda leitura do PIB da região para o período, que confirmou a retração de 0,3% que havia sido anunciada.

O recuo das exportações, o primeiro desde de 2009, quando o bloco estava em recessão, subtraiu 0,2 ponto porcentual do PIB. Consumo, investimento e gastos do governo também diminuíram.

"O detalhamento do PIB do quarto trimestre traz dados preocupantes porque mostra debilidade disseminada", disse o economista da consultoria IHS Global Insight Howard Archer. Segundo ele, o PIB deve continuar encolhendo até o segundo semestre de 2012.

Números recentes têm corroído a esperança de que a zona do euro possa escapar de uma recessão. O desemprego atingiu o nível mais alto em 15 anos em janeiro, o índice que mede a atividade em serviços e na indústria voltou ao território da contração e a inflação subiu, o que dificulta a oferta de estímulo pelo Banco Central Europeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário