sexta-feira, 22 de julho de 2011

O Copom e a casa de massagens








A economia, ciência, diante de sua complexidade, é por vezes inacessível ao cidadão comum, desprovido que é do conhecimento de avançadas técnicas de cálculo e capacidade de realizar inferências a fatos ou temas que a primeira vista não parece haver qualquer conexão.
È difícil entender, por exemplo, que o aumento da taxa básica de juros, rigorosamente calculada em 0,2465898884% , arredondada em 0,25% diante da falta de memória das calculadoras dos bancos, tenha sua influência para daqui a 188 dias no controle dos preços do quiabo na salada, desconsiderado o peso dos tomates pisados, no efeito escorregadio da inflação.


Na conclusão do relatório resultado dos complexos cálculos, aparece uma súplica singela para que o inchaço pare por aí, devido ao alto estágio de contaminação por vermes, fato de imediato contestado pelos próprios no mercado.


Os vermes, digo, o mercado pressiona para maior intumescimento contestando os cálculos da autoridade monetária, estaria evidente em “restos a pagar”, calculados em 0,0212234529% , arredondados em 0,02% mas com a aplicação dos fatores ao valor futuro para daqui a 188 dias, 0,24309876%, ou seja 0,25% como noticiou a imprensa:

“ Um dia após a alta da taxa básica de juros (Selic) para 12,50% ao ano, o mercado financeiro está pressionando o Banco Central por um novo aumento de 0,25 ponto percentual na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), em agosto. A curva de juros caiu para contratos de curto prazo, mas subiu para os de vencimentos mais longos. A elevação, apesar de pequena (passou de 12,38% para 12,40%), indica a aposta de que o aperto monetário continuará no mês que vem. “

No entanto, os analistas internacionais, não puderam achar qualquer coerência como noticiou a famosa rádio FM Mantega

"Policymaking has become a little incoherent of late. FM Mantega recently announced that policymakers would resist further currency appreciation, apparently re-drawing the battle lines in the ‘currency war’. By contrast, President Rousseff has taken a hard line on dealing with inflation keeping the door open for further rate hikes and currency appreciation. For his part, BCB Governor, Alexander Tombini, has suggested that the prior policy tightening will take time to have an effect, but that inflation will begin to fall from Q3 onwards. The mixed signals make forecasting future rates decisions difficult. "




De fato achar qualquer coerência não é nada fácil, principalmente pela grande heterogeneidade da fauna e mais o pitaco dos índios tornando o dialogo surrealista, nos dizeres de Rodrigo L Medeiros:

“ Há, como sempre, que se tentar dialogar com os falcões tupiniquins. Antes era preciso subir a taxa básica de juros para atrair capitais externos porque havia "escassez" destes e elevar o superávit primário para dar credibilidade ao governo brasileiro. Quando se atingiu o tal grau de investimento, o discurso dos falcões deslocou-se para o combate da inflação de commodities. O resultado? Pois bem, em abril de 2011, informou o BC brasileiro, o déficit acumulado nas transações correntes em 12 meses aproximou-se de US$ 49 bilhões.”



Urge, no meu entender, que a autoridade mostre sua memória de cálculos, para o esclarecimento de uma vez por todas e antes que a matéria vire caso de polícia, como o ocorrido antes em Campo Florido MG em 2009:



Campo Florido/Mg, 22 de Dezembro de 2009
Cicero Duarte (43 anos) foi preso após cometer briga com a Garota de Programa Márcia Machado Padilha em um bar na Rua Governador Valadares n. 4, Centro, Campo Florido/Mg.
A Radiopatrulha recebeu solicitação via Copom para atender a ocorrência, na madrugada deste Sábado ás 00h03.


O autor havia pedido um quarto na Hora de Pagar o Programa mais o uso do Quarto para Márcia Machado Padilha, disse que não era este valor que havia combinado com ela, começando uma briga no bar.


Quando percebeu que o dono do bar chamou a Polícia, Cicero Duarte passou a fazer ameaças. Ele foi conduzido junto com Márcia Machado Padilha até o 1º DP de Campo Florido para elaboração de B.O
Este Cicero Duarte Doido Varrido e Caloterio de Casa de Massagem, sua ficha é grande.



Ronaldo Pignataro

Nenhum comentário:

Postar um comentário