sexta-feira, 8 de março de 2013

Petrobras segue patinando


Fonte ANP

A produção de petróleo foi de 2.054 mil barris por dia em janeiro, com redução de 7,9% na comparação com o mesmo mês do ano passado, e de 2,4% em relação ao mês anterior. A produção total de petróleo e gás natural no Brasil foi de aproximadamente 2.531 mil barris de óleo equivalente por dia, sendo 2.054 mil barris diários de petróleo e 75,9 milhões de metros cúbicos de gás por dia.
A queda na produção de petróleo foi motivada, principalmente, pela interrupção do sistema de produção antecipada nos campos de Baúna e Piracaba para implantação do sistema definitivo e pelo fim do teste de longa duração do antigo bloco C-M-401, atuais campos de Tartaruga Mestiça e Tartaruga Verde.
A produção do pré-sal foi de aproximadamente 320 mil barris de óleo equivalente por dia, com média diária de 264 mil barris de óleo e 8,9 milhões de metros cúbicos de gás. Contribuiu para este resultado o início da produção no campo de Sapinhoá, que teve vazão média diária de 11,6 mil barris de petróleo e 427,1 mil metros cúbicos de gás natural.
Com a publicação da medida provisória 592/2012 houve alterações no critério para definição de poços produtores que operam no pré-sal e contabilizados pelo boletim mensal da produção. A partir deste mês foram incluídos quatro poços no campo de Linguado, três no de Pampo e um no de Trilha, além dos quinze que já entravam incluídos nos campos de Baleia Azul, Caratinga, Barracuda, Jubarte, Lula e Marlim Leste.
A produção nacional de petróleo e gás natural no mês de janeiro de 2013 foi oriunda de 313 concessões, das quais 81 marítimas e 231 terrestres, operadas por 25 empresas. Os campos operados pela Petrobras respondem por 93,8% do total. Campos marítimos foram responsáveis por 91,3% da produção de petróleo e 77,1% da produção de gás natural do Brasil. O campo de Marlim Sul, na bacia de Campos, foi o de maior produção de petróleo e o segundo maior produtor de gás natural, com uma média de 342,6 mil barris de óleo equivalente por dia. O campo com maior produção de gás natural foi Manati, na bacia de Camamu, com uma média de 6,6 milhões de metros cúbicos diários.
Mais de nove mil poços foram responsáveis pela produção brasileira de petróleo e gás em janeiro, sendo 776 marítimos e 8.294 terrestres. O campo com o maior número de poços produtores foi o de Carmópolis, na bacia de Sergipe, com 1.113 poços. A plataforma com maior produção foi a P-56, localizada no campo de Marlim Sul, que produziu aproximadamente 142,7 mil barris de óleo equivalente por dia através de oito poços a ela interligados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário